Buscar
  • Bárbara Junqueira

12 filmes infantis que ensinam a cuidar do meio ambiente


Eles utilizam temas ecológicos como pano de fundo e ajudam o pequeno a entender porque é tão importante preservar a natureza

É importante que os nossos filhos entendam, desde cedo, a importância de cuidar do meio ambiente. Não jogar o lixo no chão, gastar menos água, proteger os animais... Como começar uma conversa que parece tão séria com as crianças? Uma boa saída são os filmes e os desenhos animados, que introduzem o tema de um jeito sutil e divertido.

Várias produções de sucesso abordam a consciência ecológica. Prepare uma sessão da tarde, com direito a pipoca e suco. Depois que o filme acabar, faça algumas perguntas que despertem uma reflexão, como: “por que os animais eram amigos da princesa?” Ou “por que é importante a gente não poluir o mar?” É um passatempo que se mistura com o aprendizado.

Listamos alguns filmes que os seus filhos vão adorar assistir e discutir os temas depois.

Wall-E (2008) Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.

Procurando Nemo (2003) A aventura do peixe-palhaço apresenta o maravilhoso ecossistema marinho. Quando Nemo é capturado por um pescador e vai parar em um aquário, o pai do peixinho sai em busca do filho com a desmemoriada Dori. No meio do caminho eles conhecem vários amigos, apresentando a biodiversidade dos mares para as crianças. A história também dá uma pincelada na poluição das águas.

Bambi (1942) A preservação da natureza é o tema central do filme. Bambi, um filhote de veado, é obrigado a se virar sozinho depois que sua mãe é morta por caçadores. Ele faz novos amigos e mostra que, além de sobreviver, é preciso aprender a se defender em um mundo tão hostil. Uma bela história para incentivar os pequenos a cuidarem das florestas para que animais, como o Bambi, possam viver tranquilos.

Mogli – O Menino Lobo (1967) O menino é criado por lobos da floresta, que o enviam para a tribo dos homens para protegê-lo de um tigre, o Shere Kahn. Durante a sua jornada, Mogli faz vários amigos, incluindo o urso Balu, que lhe ensina a filosofia do “somente o necessário”. Além de criticar o consumo exagerado, o filme mostra que é da natureza que tiramos o nosso sustento e, portanto, é preciso preservá-la.

Branca de Neve (1938) A princesa tem muitos amigos animais. Branca de Neve canta e conversa com passarinhos, coelhos, tartarugas... E quando a Rainha Má a expulsa do castelo e a persegue, os bichinhos ajudam a princesinha em sua fuga até a casa dos Sete Anões. A mensagem transmitida é a de proteção aos animais. Se você cuida e dá amor, eles te retribuirão.

Encantada (2007) É outra jovem moça dos contos de fadas que tem a lealdade dos amigos animais. Eles ajudam Giselle, uma futura princesa, a costurar e até a limpar a casa. Se divertem juntos e, quando a personagem se encontra em perigo, seu fiel amigo esquilo não pensa duas vezes antes de salvá-la. Uma lição de que é sempre bom cuidar dos bichinhos, independente da espécie.

A Pequena Sereia (1989) Ariel tem como melhores amigos um peixe, Linguado, e um crustáceo, Sebastião. Os dois a acompanham em todas as suas aventuras. E quando a princesinha dos mares se mete em uma encrenca, são os animais que a salvam. O filme é rico em detalhes, com paisagens e animais marinhos, mostrando todo o universo do fundo do mar de um jeito divertido.

Vida de Inseto (1998) O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Como elas são pequenas, passam despercebidas pelos nossos olhos. Em Vida de Inseto é possível acompanhar o dia a dia em um formigueiro, além de torcer para que a formiguinha Flik consiga ajudar seus amigos a se livrarem dos gafanhotos que os oprimem.

Pocahontas (1995) A história da indiazinha mostra a importância de viver em harmonia com a natureza e com outros povos. Pocahontas luta pelo amor verdadeiro, sem deixar de lado as suas origens. Ela se apaixona pelo capitão Smith, que chega à ilha para explorar o ouro e cria um conflito entre índios e ingleses. Com o tempo, o navegante começa a se relacionar com a floresta e a respeitar a biodiversidade.

Tarzan (1999) O rei das florestas é criado por gorilas. Ele vive em harmonia com os animais, até a chegada de uma tripulação e de Jane, a mulher por quem se apaixona. Mas, mesmo em contato com a civilização, Tarzan prefere a vida nas florestas. É um filme que prega a preservação da natureza e lança uma crítica à vida urbana exagerada.

O Rei Leão (1994) O clássico filme da Disney tem como foco a relação familiar e o ciclo da vida, representado pela cadeia alimentar. O Rei Leão mostra às crianças que deve existir um equilíbrio na natureza. Há a mensagem de que é preciso respeitar o meio em que se vive, independente do quem você é e do que você faz.

Irmão Urso (2003) Um animal grande e feroz é sinônimo de monstro, certo? Errado. E é este o ensinamento que o filme traz. Buscando vingar o irmão, que foi morto por um urso, o índio Kenai é transformado no animal que tanto odeia pelos espíritos da floresta. Assim, nesta nova condição, consegue ver o outro lado da moeda ao ser caçado por humanos.

Fonte: Disney Babble


0 visualização
  • Grey LinkedIn Icon
  • facebook
  • w-googleplus

Nosso endereço

Av. Eng. Caetano Álvares, 530 - São Paulo/SP

Ligue

T: 11-22430648